II DUATLO DE MATOSINHOS
domingo, 29 de março de 2009
O II Duatlo de Matosinhos - Mar, Movimento e Cultura

Teve como vencedores absolutos Sérgio Silva e Mariana Costa. Por equipas, êxitos na Taça de Portugal do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras (masculinos) e Alhandra Sporting Clube (femininos).
Com 285 participantes, a segunda edição do Duatlo de Matosinhos, realizada sábado à tarde, revelou-se um sucesso, apesar do intenso vento que acabou por dificultar a prova de todos os atletas.
Quatro mil e oitocentos metros de corrida, 22,4 quilómetros de ciclismo e 2400 metros de corrida foram as distâncias a superar. O mais rápido a cumpri-las foi Sérgio Silva, do SR Camarnal-Seguros Contacto-Ika-Hilzy, com o tempo final de 01h02m48s.
O vice-campeão Europeu de Duatlo e medalha de bronze no Mundial destacou-se logo na primeira volta da corrida, ganhando vantagem sobre Lino Barruncho (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras) e Tiago Abreu Silva (Ludens Clube de Machico). Atrás destes, seguiam João Amorim, Pedro Laginha Palma e João Serrano, atletas que estavam na luta pelo título de campeão nacional de duatlo no escalão júnior.
No segmento de bicicleta, Sérgio Silva aumentou a diferença para o extenso grupo perseguidor e quando iniciou a corrida final, estava bem lançado para conquistar a vitória na primeira prova em que participou na presente temporada. Assim aconteceu, vencendo em Matosinhos com um minuto e 20 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Lino Barruncho. O atleta madeirense Tiago Silva garantiu o último lugar do pódio (01h04m16s).
Na quarta posição da geral ficou Pedro Laginha Palma, o primeiro júnior a concluir a prova. Desta forma, o atleta do Clube de Triatlo de Perosinho sucede a João Silva como campeão nacional de duatlo júnior. João Amorim, Marco Costa (ambos do Alhandra Sporting Clube), João Serrano (SR Camarnal-Seguros Contacto-Ika-Hilzy), Pedro Gomes, Hugo Ventura (ambos do Olímpico de Oeiras) e Gil Maia (C.T. Perosinho) ficaram nas posições seguintes.
 
posted by ARCOV at 03:59 | comenta este post 0 comentários
TRIATLO NA RTP2
sábado, 28 de março de 2009

Cadaval e Ribatejo na RTP2


Domingo, dia 29, pode acompanhar os melhores momentos do XII Duatlo do Cadaval e do II Triatlo do Ribatejo no programa "Desporto 2".
De acordo com a programação disponível no RTP2, o XII Duatlo do Cadaval começa por volta das 16h30 e a segunda edição do Triatlo do Ribatejo está prevista para as 16h45.
Bruno Pais e Bárbara Clemente foram os vencedores absolutos no Cadaval, prova em que se apuraram os Campeões Nacionais de Duatlo de Grupos de Idade.
No Ribatejo, os atletas do Sport Lisboa e Benfica Bruno Pais e Vanessa Fernandes triunfaram individualmente. Por clubes, êxito do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras em masculinos e femininos na quarta etapa da Taça de Portugal.
 
posted by ARCOV at 06:23 | comenta este post 0 comentários
II DUATLO DE MATOSINHOS
quarta-feira, 25 de março de 2009
II DUATLO DE MATOSINHOS

No próximo sábado, a partir das 15h00, tem início a prova pontuável para a Taça de Portugal, que apura ainda os campeões nacionais de duatlo no escalão júnior.
Em 2006, o X Duatlo de Póvoa do Lanhoso consagrou José Estrangeiro e Filipa Ferreira como campeões nacionais em juniores. No ano passado, em Matosinhos, a conquista do título pertenceu a João Silva, Campeão Europeu de Triatlo de Sub 23 e Vice-Campeão Europeu no escalão júnior, e Anaís Moniz, medalha de bronze no Campeonato da Europa de Triatlo em juniores.
No sábado, dia 28, serão conhecidos os campeões nacionais de 2009 na segunda edição do Duatlo de Matosinhos - Mar, Movimento e Cultura. O início da prova está marcado para as 15h00. Disputado no formato sprint, este duatlo apresenta as seguintes distâncias: 4800 metros (duas voltas) de corrida, 22,4 quilómetros (três voltas) de ciclismo e 2400 metros de corrida.
A verificação técnica e a colocação do material no parque de transição deverão ser feitas entre as 13h40 e as 14h40. A partida está instalada na Marginal de Leça, junto ao Farol, local onde se encontra também o secretariado da prova.
Em relação aos percursos, a corrida efectua-se no passeio da Marginal de Leça - Avenida da Liberdade, num trajecto de ida e volta. O ciclismo realiza-se num percurso em asfalto com um troço de ligação a um circuito onde os atletas terão de cumprir três voltas. Os mapas e o regulamento da prova podem ser consultados no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
 
posted by ARCOV at 13:31 | comenta este post 0 comentários
II TRIATLO DO RIBATEJO

II TRIATLO DO RIBATEJO

Dia 21 de Março realizou-se no Ribatejo a primeira prova de triatlo a contar para a Taça de Portugal.
Com início na barragem dos Patudos em Alpiarça e fim no centro da cidade de Santarém, esta prova não correu muito bem para os representantes da ARCOV.
Das três participações, apenas Desidério Sousa acabou a prova a 22 minutos e 43 segundos do primeiro classificado Bruno Pais.
Hélder Costa que saiu numa brilhante posição da natação, para poder recuperar posições num dos seus melhores segmentos (ciclismo), sofreu um violenta queda que envolveu outro atleta, que o impossibilitou de continuar a prova devido aos vários ferimentos e á sua bicicleta ficar bastante danificada.
Albano Seca ficou logo á saída do parque de transição, depois de ter o seu segundo furo, visto que na fase de aquecimento já tinha furado uma vez, o que o fez atrasar na preparação para a entrada na água.
Desta forma a equipa da ARCOV não conseguiu pontuar por equipas, visto que é necessário terminar três atletas.
A próxima prova será o Duatlo de Matosinhos. Primeira prova no norte.
 
posted by ARCOV at 13:27 | comenta este post 0 comentários
II TRIATLO DO RIBATEJO
sexta-feira, 20 de março de 2009
ARCOV participa na 1ª prova de Triatlo da época

Recorde de participações e partidas separadas na prova da Taça de Portugal que se realiza sábado e promove a ligação entre Alpiarça e Santarém. Vanessa Fernandes regressa à competição e atletas da selecção russa de triatlo marcam presença.
A lista de inscritos confirma o grande entusiasmo dos atletas. Mais de trezentos já se inscreveram para a prova e devido ao elevado número, a organização decidiu proceder a um desfasamento de 15 minutos entre a partida das atletas femininas e dos atletas masculinos. Desta forma, às 15h30 será dada a partida das mulheres (62 inscritas), enquanto os homens (244 inscritos) iniciam a prova às 15h45.
O II Triatlo do Ribatejo realiza-se no próximo sábado, dia 21. A Albufeira dos Patudos, em Alpiarça, acolhe o segmento inicial (natação), enquanto o segmento de corrida realiza-se em Santarém. Os atletas cumprem o segmento intermédio - ciclismo - num percurso que liga Alpiarça a Santarém.
As distâncias a superar são as seguintes:
750 metros de Natação (uma volta)
19.930 metros de Ciclismo (trajecto de ida para Santarém)
4980 metros de Corrida (três voltas)
A partida será dada junto ao paredão da Albufeira dos Patudos. O segmento de ciclismo cumpre-se nas estradas de fazem a ligação entre Alpiarça e Santarém. O parque para a segunda transição estará no Largo do Seminário Por último, a corrida desenrola-se no centro histórico de Santarém.
Chama-se a atenção dos atletas para a existência de dois parques de transição (PT) e para os horários de colocação do material nos mesmos. Assim, o PT2, localizado em Santarém, está aberto entre as 13h30 e 14h30. Já no PT1, em Alpiarça, é possível fazer a verificação técnica e colocar o material para o ciclismo entre as 14h10 e 15h10.
O regulamento da prova assim como os mapas dos percursos podem ser consultados no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

Vanessa presente

O regresso de Vanessa Fernandes à competição será feito no II Triatlo do Ribatejo. A vice-campeã olímpica lesionou-se no início do ano (fractura na clavícula) e vai participar nesta prova mais em ritmo de treino. "Não gosto de participar em provas quando estou mais ou menos. Gosto de ir sabendo que estou bem, que posso andar sempre lá na frente. Mas, pode ser que seja bom para mim, encarar este triatlo mais como um treino, sem pensar no resultado", afirmou a atleta do Sport Lisboa e Benfica à Agência Lusa.

Russos no Ribatejo

Além de Vanessa Fernandes e de atletas das selecções nacionais como Bruno Pais, Duarte Marques, João Silva, João José Pereira, Bárbara Clemente (estes últimos vencedores no ano passado), Miguel Arraiolos (natural de Alpiarça), entre outros, o II Triatlo do Ribatejo conta com a presença de 18 atletas da selecção russa de triatlo que se encontram a estagiar em Portugal, mais concretamente em Rio Maior.
Entre a delegação russa, as atenções centram-se sobretudo nos irmãos Vassiliev. Ivan Vassiliev foi terceiro classificado no Campeonato do Mundo de Triatlo de Sub 23 em Hamburgo, em 2007, e obteve a mesma classificação no ranking final da Taça do Mundo de Triatlo no ano passado. Dennis é vice-campeão do Mundo de Triatlo no escalão júnior, prova que decorreu em Vancouver (Canadá).
Estes 18 atletas russos estão inscritos para a Taça da Europa de Triatlo que se realiza em Quarteira, a 5 de Abril.
 
posted by ARCOV at 00:57 | comenta este post 0 comentários
II TRIATLO DO RIBATEJO
quarta-feira, 18 de março de 2009

II TRIATLO DO RIBATEJO apresentado


A conferência de imprensa realizou-se terça-feira em Alpiarça, com a presença dos atletas Vanessa Fernandes, Bruno Pais, Miguel Arraiolos, João Silva e Bárbara Clemente.
Além dos triatletas indicados, participaram na conferência de imprensa Paulo Alves (Director de Formação da Federação de Triatlo de Portugal - FTP), António Jordan (Técnico Nacional da Selecção Sub 23), Luís Garrotes (vereador da Câmara Municipal de Alpiarça) e Ricardo Gonçalves (vereador da Câmara Municipal de Santarém).
Os responsáveis das duas autarquias manifestaram satisfação pela realização do II Triatlo do Ribatejo - Alpiarça/Santarém, com um aumento do número de participantes e qualidade dos atletas, uma vez que iriam estar presentes os melhores a nível nacional. Em 2008 participaram 31 clubes e 273 atletas, em 2009 serão 37 clubes e mais de 300 atletas.
O representante da FTP, Paulo Alves, destacou a qualidade dos atletas inscritos e relembrou as provas que se realizaram em Alpiarça há 20 anos, com 70 atletas. Este ano, entre os 300 participantes, estarão triatletas da selecção Russa e vários espanhóis, o que demonstra o interesse que esta prova desperta.
Por sua vez, o técnico nacional António Jourdan destaca a data (Março) como a melhor para a realização da prova, o que justifica não só a quantidade de inscritos como também a qualidade, razão pela qual será uma prova de controlo dos atletas das selecções, com vista ao Campeonato da Europa e do Mundo.
Questionados sobre os seus objectivos para o II Triatlo do Ribatejo, os triatletas manifestaram o seu empenho na procura da vitória/do melhor resultado. Sobre a presença dos atletas estrangeiros, afirmam que estes não terão a vida facilitada.
A prova realiza-se sábado, dia 21, a partir das 15h30.
 
posted by ARCOV at 01:00 | comenta este post 0 comentários
XII DUATLO DO CADAVAL

XII Duatlo do Cadaval

Ontem, dia 15 de Março, realizou-se mais uma prova de Duatlo a contar para o campeonato de grupos de idade e taça de Portugal desta vez no centro da Vila do Cadaval.
Os atletas contaram com 6 km de atletismo no primeiro segmento, com 22 km no segmento de ciclismo (desta vez estrada) e o último segmento 2 km de atletismo no centro da vila do cadaval.
No XII Duatlo do Cadaval a ARCOV participou com três atletas.
Hélder Costa 15º lugar do seu grupo de idade (A.G.), que mais uma vez protagonizou uma excelente prova ficando na geral absoluta, apenas a 9minutos e 49 segundos do primeiro classificado, o olímpico Bruno Pais.
Na posição nº 24 (A.G.) ficou Albano Seca a 16 minutos e 53 segundos do primeiro classificado, que depois de uma recuperação de uma lesão que o vinha impossibilitando de participar nestas primeiras provas do campeonato, fez uma boa prova. Note-se que apenas quebrou um pouco no segmento de ciclismo.
Fechando o lote de atletas da ARCOV, ficou Desidério Sousa com uma excelente prova, vindo de dia para dia a melhorar o seu resultado. Desta vez na posição nº 22 (AG) com o tempo total de 1hora e 20 segundos ….. .
Sendo assim a ARCOV ficou na posição n.º 29 com o tempo total de 3horas e 47 minutos.
Na próxima semana realizar-se-á o tão aguardado primeiro triatlo da época, no Ribatejo (Alpiarça).
 
posted by ARCOV at 00:57 | comenta este post 0 comentários
ARCOV TRIATLO - GRANDOLA
quinta-feira, 12 de março de 2009
Êxitos de Marco Sousa e Ana Filipa Santos em Grândola

Na prova de duatlo realizada domingo, pontuável para a Taça de Portugal, os clubes vencedores foram o SR Camarnal/Seguros Contacto/Hilzy/Ika (masculinos) e o Ginásio Clube de Sines (femininos). Em discussão esteve também o Campeonato Regional de Duatlo do Sul.
Após os êxitos de participação nas duas primeiras provas da época (III Duatlo BTT do Jamor e XIII Duatlo BTT das Lezírias), registou-se o mesmo entusiasmo no XV Duatlo BTT de Grândola, com novo de recorde de atletas presentes na vila alentejana, perto de trezentos.
Este ano, a prova sofreu alterações, deixando de ser disputada no formato de contra-relógio. Integrou a Taça de Portugal e o segmento de bicicleta passou a ser de BTT. 5670 metros de corrida,19060 metros de BTT e 1900 metros de corrida foram as distâncias superadas.
Marco Sousa vence à terceira
António Travassos, do Alhandra Sporting Clube, foi o primeiro atleta a assumir a liderança da prova. Nas três voltas de corrida, esteve sempre na frente, deixando para as posições seguintes Nuno Nunes (SR Camarnal/Seguros Contacto/Hilzy/Ika), Marco Sousa (Externato Cooperativo da Benedita), Rui Dolores (Amiciclo de Grândola), Marco Costa (Alhandra), Alcino Serras (SR Camarnal), entre outros.
António Travassos seguiu para o BTT no comando, tendo no seu encalço Marco Costa, Nuno Nunes, Alcino Serras, Marco Sousa e Rui Dolores. Previam-se alterações no final da primeira volta e concretizaram-se. Marco Sousa isolou-se na frente, Alcino Serras era o segundo classificado, à frente de António Travassos. José Mário Ribeiro (SR Camarnal/Seguros Contacto/Hilzy/Ika) estava já na quarta posição e atrás seguiam Rui Dolores e Custódio António.
Aproveitando o segmento de BTT em que é especialista, Marco Sousa chegou à segunda transição com uma vantagem confortável sobre Alcino Serras e tudo indicava que o atleta do Externato Cooperativo da Benedita seria o vencedor do XV Duatlo BTT de Grândola. Nos 1900 metros de corrida, não se registaram surpresas e Marco Sousa chegou à vitória (01h06m38s) no terceiro duatlo em que participa, depois do quarto lugar no Jamor e do 13.º nas Lezírias.
O pódio ficou completo com dois veteranos: Alcino Serras (01h08m31s) e José Mário Ribeiro (01h09m06s), ambos do SR Camarnal/Seguros Contacto/Hilzy/Ika. Excelentes prestações destes dois experientes atletas, sendo de referir que José Mário Ribeiro foi o vencedor da primeira edição do Duatlo de Grândola.
António Travassos, do Alhandra Sporting Clube, garantiu o quarto posto (01h09m51s), seguido de Custódio António (01h10m01s), que fechou a equipa do SR Camarnal nas contas da Taça de Portugal, Nuno Nunes (01h11m09s) e Rafael Gomes (01h11m16s).
Prova Feminina
Na competição feminina, Ana Filipa Santos, do Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras, discutiu o triunfo com Carla Ribeiro, do Ginásio Clube de Sines. No final da primeira volta do BTT, Ana Filipa Santos liderava, mas era segunda classificada quando fez a transição. Carla Ribeiro não conseguiu conservar o comando e a primeira atleta feminina a cortar a meta mesmo foi Ana Filipa Santos (01h29m14s).
Carla Ribeiro ficou a 27 segundos da vencedora. Tânia Boleta, do Ginásio Clube de Sines, fechou o pódio (01h34m41s) e no quarto posto classificou-se a colega de equipa Rita Ribeiro (01h34m44s). Seguiram-se Katarina Larsson (Clube de Triatlo de Almada), Andreia Simão Lopes (Ginásio Clube de Sines) e Mariana Teixeira.
Taça de Portugal
Quanto à terceira etapa da Taça de Portugal, triunfo do SR Camarnal/Seguros Contacto/Hilzy/Ika no sector masculino, com as formações do Amiciclo de Grândola e do Alhandra Sporting Clube no pódio. Em femininos, êxito do Ginásio Clube de Sines, seguido do Alhandra Sporting Clube e Compeed/Tri-Oeste. A próxima etapa da Taça de Portugal realiza-se a 21 de Março, no II Triatlo do Ribatejo (Alpiarça).
Campeões Regionais do Sul
Em Grândola, disputou-se ainda o Campeonato Regional de Duatlo do Sul, destinado a atletas e clubes da zona Sul do país. Os títulos individuais ficaram para Rafael Gomes, do Amiciclo de Grândola, sétimo na classificação geral, e Carla Ribeiro, do Ginásio Clube de Sines.
Quanto aos clubes campeões regionais, no sector masculino, o Amiciclo, clube da terra, fez a festa, enquanto em femininos, Carla Ribeiro, Tânia Boleta e Rita Ribeiro garantiram o êxito do Ginásio Clube de Sines.
Todos os resultados estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
A organização do evento pertenceu à Câmara Municipal de Grândola, em parceria com o clube Amiciclo e a Federação de Triatlo de Portugal.


 
posted by ARCOV at 11:54 | comenta este post 0 comentários
ARCOV TRIATLO - GRANDOLA
quarta-feira, 11 de março de 2009

XV Duatlo de Grandola

No passado Domingo, realizou-se mais uma prova de Duatlo que contou com a nossa equipa.
Desta vez a prova realizou-se na cidade de Grândola (XV Duatlo BTT de Grândola) e contou para a Taça de Portugal.
Com um percurso excelente para os amantes do BTT realizado em trilhos muito bonitos.
Desta vez a ARCOV levou três atletas. Hélder Costa, Desidério Sousa e Nuno Mendes.
Hélder Costa realizou uma excelente prova uma vez que se encontra lesionado, e que só não foi melhor devido a cãibras durante o percurso de BTT. Com o tempo de 1:18:27, e na 40.posição ficando a apenas 11:49 do primeiro classificado… Marco Sousa.
Desidério Sousa terminou a prova a 23:44 do primeiro classificado na 143.posição.
Nuno Mendes na posição 242 com o tempo de 1:50:42 fechou o lote de atletas que contam para a classificação por equipas.
Sendo assim a ARCOV ficou num honroso 21 lugar com o tempo total de …4:39:31.
A próxima prova realizar-se-á no Cadaval, desta vez já com o percurso do ciclismo no asfalto.
 
posted by ARCOV at 01:09 | comenta este post 0 comentários
XV Duatlo BTT de Grândola
domingo, 8 de março de 2009

ARCOV participa no XV Duatlo BTT de Grândola

A prova principal realiza-se domingo, dia 8, e é pontuável para a Taça de Portugal. A grande novidade é o percurso de ciclismo desenrolar-se em BTT. No sábado, entram em acção os mais jovens.
As condições naturais da Serra de Grândola serão uma atracção para os 220 jovens inscritos na segunda etapa do Campeonato Nacional Jovem e para os 340 atletas que participarão na terceira etapa da Taça de Portugal. As provas efectuam-se no próximo fim-de-semana em Grândola, junto ao Complexo Desportivo José Afonso.
No domingo, dia 8 de Março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher e a Câmara Municipal de Grândola vai entregar uma flor às atletas do sexo feminino que marquem presença na 15.ª edição da prova.
Entre as atletas do sexo feminino inscritas, destaca-se a dupla do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras Maria Areosa e Bárbara Clemente, respectivamente Campeã e Vice-Campeã Nacional de Triatlo de Longa Distância, título conquistado domingo passado, no I Triatlo Longo do Porto Santo (Madeira).
Em masculinos, perfilam-se como principais candidatos ao êxito os atletas da Sociedade Recreativa do Camarnal/ Seguros Contacto/ IKA/ Hilzy Sérgio Manuel Silva, Custódio António, José Mário Ribeiro e Alcino Serras, assim como Marco Sousa (Externato da Benedita) e ainda Rui Dolores, do clube da terra, o Amiciclo.
Os percursos foram delineados de modo a que o público possa assistir à passagem dos atletas pelas zonas centrais da prova. Os percursos e o regulamento do XV Duatlo BTT de Grândola estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
Sábado, a partir das 14h30, assistiremos à segunda etapa do Campeonato Nacional Jovem, com as prestações dos Benjamins, Infantis, iniciados e Juvenis, antecedidas por uma prova de carácter lúdico para os pais e acompanhantes dos jovens atletas.
Para domingo, a partida está prevista para as 11h00 na Avenida António Inácio da Cruz, junto ao Complexo Desportivo José Afonso. Em discussão está a terceira etapa da Taça de Portugal. Nas etapas anteriores (Jamor e Lezírias), triunfo do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras em masculinos e femininos.
Os atletas e Clubes da Região Sul (distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro) disputarão entre si os títulos regionais em Duatlo.
A organização do evento pertence à Câmara Municipal de Grândola, em parceria com o clube Amiciclo e a Federação de Triatlo de Portugal.
 
posted by ARCOV at 05:11 | comenta este post 0 comentários

Copyright © ARCOV | imagem&comunicação 2006-2010 ® todos os direitos reservados